Tratamento de doenças de cabelo e couro cabeludo
Início » Procedimentos » Tratamento de doenças de cabelo e couro cabeludo
São inúmeras as doenças do cabelo e do couro cabeludo:
Eflúvio Telógeno
No eflúvio telógeno ocorre aumento da queda diária de fios de cabelos e os cabelos ficam mais finos, principalmente nas laterais e no final da testa.
Este tipo de queda de cabelo ocorre por um fator desencadeante, como pós-parto, emagrecimento em curto período de tempo, deficiências nutricionais (ferro, zinco, vitamina B12), pausa no uso do anticoncepcional oral, doenças sistêmicas (hipotireoidismo, hipertireoidismo, lúpus), uso de alguns tipos de medicamentos, infecções prévias (infecção urinária, pneumonia, dengue, covid), pós-cirurgias, estresse agudo, ansiedade, depressão. Normalmente, a queda pelo eflúvio, inicia-se três meses após o fator desencadeante.
Dermatite Seborreica
A dermatite seborreica, também conhecida como caspa, caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborreia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação, que pode variar de finas escamas (lembrando polvilho) a intensa, formando crostas. Pode ocorrer também em regiões oleosas da pele como as sobrancelhas, os lados do nariz, as orelhas, na barba, nas pálpebras e no peito.
A dermatite seborreica é comum em bebês nos primeiros meses de vida, mas geralmente desaparece em um ano, sem necessidade de tratamento. Já em adultos, a dermatite seborreica é uma condição crônica, apresentando períodos de melhora e piora.
Psoríase do couro cabeludo
A psoríase do couro cabeludo pode apresentar desde uma fina descamação, semelhante à caspa, até placas avermelhadas e descamativas, as escamo-crostas branco-prateadas, que cobrem áreas da cabeça, podendo se estender além da linha de implantação capilar, acometendo a testa, região atrás do pescoço e ao redor das orelhas.
Na psoríase do couro cabeludo pode ocorrer queda de cabelo, mas raramente leva a sua perda definitiva, porque ela atinge a pele localizada no couro cabeludo e não o folículo piloso.
Tinha do Couro Cabeludo
A tinha do couro cabeludo ou tinea capitis é uma doença causada por diferentes tipos de fungos, presentes no meio ambiente, que provocam o surgimento de placa (s) arredondada (s) com ausência de pelos ou com pelos tonsurados ou quebrados, que pode (m) inflamar e até infeccionar.
Alopecia Areata
A alopecia areata, é uma doença autoimune, em que o sistema imunológico ataca os folículos pilosos. Pode haver perda de cabelos em placas de formato circular e até mesmo pode ocorrer perda de todos os fios de cabelo. A doença pode acometer também os pelos de outras partes do corpo (cílios, sobrancelhas, barba) em formatos arredondados ou ovais.
Lúpus eritematoso Cutâneo ou Lúpus Discoide
No lúpus cutâneo, lesões espessas e escamosas se formam em nossa pele, inclusive no couro cabeludo. Inicia-se com placas eritematosas (avermelhadas), evoluindo para placas atróficas com telangiectasias (vasinhos). O lúpus discóide mata os folículos capilares, ou seja, os folículos não podem mais produzir cabelo e neste caso, geralmente é uma queda de cabelo permanente.
Alopecia Frontal Fibrosante
A alopecia frontal fibrosante é uma alopecia cicatricial, que causa perda capilar na linha de implantação frontotemporal do cabelo, associada comumente à alopecia nas sobrancelhas.
Acomete mais frequentemente mulheres após a menopausa.